nova norma ABNT NBR5101-2024

A norma da ABNT NBR5101-2024, revisada em março de 2024, define os requisitos mínimos para a iluminação pública de vias de domínio público e privado, com o objetivo de garantir a segurança do tráfego de pedestres e veículos. A norma abrange diversos aspectos da iluminação pública, como:

  • Os níveis mínimos de iluminância para diferentes tipos de vias, como expressas, coletoras, locais, ciclovias, áreas de pedestres, entre outras.
  • Uniformidade de iluminância como a razão entre o menor e o maior nível em uma área, sendo importante para evitar sombras excessivas que podem comprometer a segurança.
  • O ofuscamento na sensação de desconforto visual causada por uma fonte de luz muito brilhante, estabelece limites direto e indireto, a fim de garantir o conforto visual dos usuários da via.
  • Classificação das luminárias de acordo com sua eficiência energética, tipo de lâmpada, ângulo de distribuição da luz e outras características.
  • Os requisitos para a instalação e manutenção da iluminação pública, incluindo a altura de instalação das luminárias, o espaçamento entre elas e a frequência de manutenção.
  • Os limites para a emissão de luz no céu noturno, a fim de reduzir a poluição luminosa e seus impactos negativos no meio ambiente e na saúde humana.

A revisão da norma NBR5101-2024 contribui para a modernização da iluminação pública no Brasil, promovendo a eficiência energética, a redução da poluição luminosa, a acessibilidade e a segurança para todos os usuários.

Determinando principalmente novos valores na temperatura de cor (Tcc) destinado a diferentes contextos de iluminação, com o foco na minimização dos impactos ambientais e na saúde humana, se estabelecendo de forma resumida nas seguintes diretrizes:

  • Em vias locais, o Tcc deve ser limitado a 2200K, enquanto em outras vias o limite é de 2700K, exceto para faixas de pedestres, que podem ter Tcc de até 3000K.
  • Em áreas de relevante importância ambiental, como parques ecológicos e áreas costeiras, o valor recomendado do Tcc é de 1800K, não podendo exceder os 2200K.
  • É necessário controlar a poluição luminosa e a luz intrusa, minimizando seu impacto no meio ambiente, incluindo pessoas, flora e fauna.
  • Os projetos de iluminação devem adotar requisitos mínimos estabelecidos para cada classe de iluminação, com mecanismos de adequação para reduzir os efeitos adversos.

Todos os fabricantes de LED franqueados pela TCT Brasil, já estão trabalhando na certificação dos LEDs 5050 com base na LM80 de 17.000h, nas respectivas temperaturas de cor.

nova norma ABNT

Para mais detalhes e informações consulte o site da ABNT.

Quer entender melhor? Fale com nosso time!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image.png