Entendendo os Sensores 

Com os avanços da tecnologia e da Internet das Coisas, os sensores desempenham um papel fundamental para o bom funcionamento e qualidade nas respostas dos sistemas inteligentes.  

Ou seja, são responsáveis por coletar dados sobre ambientes e permitir a automação para melhoria das tomadas de decisões, a fim de trazer maior qualidade de vida e eficiência operacional.   

Esta é uma tendência que vem crescendo, segundo um estudo divulgado pela Fact.MR. A empresa que fornece pesquisas de mercado e inteligência competitiva, diz que o mercado global de sensores infravermelhos piroelétricos (PIR) contará com uma progressão, com taxa de crescimento anual de 12,3% entre 2023 e 2033.  

Mas, qual os tipos de sensores? 

De forma geral, os sensores seguem o mesmo modelo, em que um dispositivo detecta um estímulo e desencadeia reações específicas. A diferença é a partir do tipo de estímulo que respondem, podendo ser: calor, luz, movimentos, pressão, entre outros.  

Atualmente, existem sensores para diversas funcionalidades, como em automação industrial, elevadores, automóveis, equipamentos médicos, agrícolas, smart city etc. 

Entre os principais tipos, estão: 

Sensores indutivos 

Com funcionamento por indução eletromagnética e um circuito oscilante que produz campos eletromagnéticos.  

Assim, detectam elementos metálicos e com o sensor, geram alteração de nível na saída do oscilador e respondem com um sinal. Apresentando maior durabilidade, vedação e precisão. 

Sensores capacitivos 

Com foco na alteração da capacitância da placa detectora, identificando qualquer tipo de componente não metálico a uma determinada distância.  

Pode ser usado para medição precisa de grandezas físicas como aceleração linear e angular, torque e força.  

Sensores Fotoelétricos 

São utilizados em equipamentos de controle e enviam informações da produção, além de possuir versões com controladores de segurança para proteger dedos, mãos e braços de quem irá manusear as máquinas.  

Percebem produtos e elementos de máquinas automáticas, sem contato físico. 

Sensores de Fibras Ópticas 

Composto por fibras de barreira ou fotossensores (algumas versões com lentes), buscam detectar vazamentos, incêndios e medir temperatura em longas distâncias.  

Com potência elevada, se ajustam a diversas condições de trabalho de forma automática e analisam os padrões de fabricação, identificação de marca, distância, contraste, material, etc.  

Sensores Lasers 

Possui uma estrutura não tubular, com alta resolução e maior sensibilidade e precisão. 

São aplicados em diversos projetos e função principal de chegar as válvulas lineares ou cilindros pneumáticos. 

Sensores Ultrassônicos 

Podendo ter saída analógica em tensão ou corrente ou saída digital dupla ou simples, possuem transmissores que detectam formas e objetivos, e em alguns casos identificam folha dupla.  

Além disso, conseguem identificar sem necessitar de contato, a altura, curvatura e enchimento de itens diversos.  

Sensores Transdutores Lineares 

Indicado para aplicações que envolvam vibrações e choques, estes são resistentes a ambientes instáveis.  

Além disso, ajudam o operador a detectar partes sem contato, prevenindo as peças de desgaste e prolongam a vida útil de equipamentos.  

Sensores Indutivos 

Estes detectam a presença de materiais condutores de energia elétrica, por meio da incidência de um campo eletromagnético oscilante sobre o espaço.  

Possui extensa usabilidade no mercado de automação industrial, além de absorver parte do campo tornando-o mais fraco.  

Sensores Capacitivos 

Com funcionamento baseado na geração de um campo elétrico, é um dispositivo que mede a capacidade de um objeto, com capacidade de armazenar cargas elétricas.  

Ou seja, quanto maior o objetivo também é maior sua capacidade, é sensível à proximidade de materiais e capaz de detectar outros materiais de acordo com seu campo elétrico.  

Sensores Óticos 

Dispositivo que converte os raios de luz em sinais eletrônicos, em que os raios emitidos pelo transmissor refletem na superfície do objeto detectado e retornam ao elemento receptor.  

Este tem o objetivo de medir uma quantidade física de luz e traduz em uma forma legível por um dispositivo de medição. 

Sensores Ultra-sônicos 

Utilizando vibrações acústicas para medir a vazão de líquidos, possui dois tipos de efeito: o oppler e tempo de trânsito. 

Com objetivo de medir a distância entre objetos e detectar objetos em movimento, em que emitem ondas sonoras de alta frequência e analisando o eco dessas ondas.  

Sabendo os diferentes tipos de sensores e suas funcionalidades, em conjunto com o IoT, é possível fazer a coleta de dados e trazer melhorias para o funcionamento das ferramentas e negócios.  

Quer saber mais sobre os sensores e como a TCT Brasil pode te ajudar? Fale com nosso time.