A luz ultravioleta (UV) é uma forma de radiação eletromagnética que possui um comprimento de onda mais curto do que a luz visível, mas mais longo do que os raios-X. O espectro da luz UV é dividido em três faixas principais: UV-A, UV-B e UV-C, cada uma com características e propriedades distintas:

LEDs UV-A

Faixa de comprimento de onda de aproximadamente 315 a 400 nanômetros (nm). Possuem uma penetração relativamente profunda na pele e em materiais, como tecidos e plásticos, utilizados principalmente em iluminação forense e fototerapia.

LEDs UV-B

Faixa de comprimento de onda de aproximadamente 280 a 315 nm. Possuem uma penetração menor na pele do que os LEDs UV-A, mas são responsáveis por danos, como queimaduras e câncer de pele, utilizados principalmente em tratamentos médicos.

LEDs UV-C

Faixa de comprimento de onda de aproximadamente 100 a 280nm. Possuem uma penetração muito baixa na pele e são utilizados principalmente para esterilização e desinfecção.

A luz UV é bem conhecida quando mencionamos os raios solares, mas também pode ser produzida artificialmente, como os próprios LEDs UV. Ela não é visível para o olho humano, pois está além da faixa de comprimento de onda detectada pelos nossos olhos, mas desempenha um papel importante na natureza e na vida cotidiana.

Algumas das principais características da luz UV incluem:

Esterilização e desinfecção

Os LEDs UV-C são amplamente utilizados pelas propriedades germicidas que podem inativar microrganismos, como bactérias, vírus e fungos de ambientes, superfícies e objetos. Sendo aplicados em sistemas de purificação de água, purificadores de ar, equipamentos médicos, esterilizadores, horticultura e muito mais.

Fototerapia

A luz UV-A é usada em aplicações de fototerapia para o tratamento de certas condições de pele, como psoríase, eczema e vitiligo. A exposição controlada pode ajudar a aliviar os sintomas dessas condições e promover a cicatrização da pele.

Estimulo vegetativo, qualidade nutricional e ciclo de floração

Focado principalmente na horticultura são propriedades adquiridas pela exposição a luz UV-B que pode promover o desenvolvimento de todo o ciclo de floração e crescimento das plantas, além de resultar em plantas e alimentos mais nutritivos, com o aumento no composto de vitamina C e outros. Porém o uso requer cuidados e a seleção adequada das doses e períodos de exposição, considerando as necessidades de cada espécie vegetal.

Quer entender melhor? Fale com nosso time!