metaverso

O assunto Metaverso está cada vez mais em evidência e tem passado por um momento de expansão desde 2022.  

Segundo a consultoria empresarial McKinsey & Company, o investimento nesta tecnologia dobrou em comparação a 2021, chegando a US$ 120 bilhões. 

Isso acontece porque com os avanços da internet e da tecnologia, foram criadas diversas possibilidades para transformar o cotidiano e a vida, desde a forma como nos comunicamos até o trabalho e suas ferramentas.  

Mas afinal, o que é o metaverso? 

Por se tratar de um conceito relativamente novo, ainda é comum confundir o metaverso com tecnologias como realidade virtual e aumentada.  

O metaverso é uma junção de inúmeras tecnologias sendo uma imersão completa, como um universo 3D dentro da internet em que as pessoas podem interagir entre si por meio de avatares. 

Ou seja, um mundo em que é possível criar simulações diversas e as pessoas poderão reproduzir aspectos da vida física no mundo virtual. 

Enquanto isso, a realidade virtual é aquela que replica os sentidos humanos dentro do ambiente digital e a realidade aumentada une ambos cenários, trazendo elementos virtuais para a realidade física. Ou seja, ambos complementam o metaverso. 

Com isso, apesar de uma base simples, já é possível identificar as mudanças de realidade que essa tecnologia trará daqui para frente. 

A ideia é que com isso, o mundo virtual faça cada vez mais parte do mundo físico e que assim, seja criado uma nova realidade em todas as frentes, como: a relação com a saúde, finanças, trabalho, entretenimento, relações sociais, etc. Dessa forma, todas as áreas irão coexistir de forma imersiva. 

Origem do metaverso 

Mesmo que o termo tenha se popularizado apenas em 2021, a ideia do metaverso já é antiga e surgiu da ficção científica. 

O assunto vem sido discutido pelo subgênero cyberpunk e representado principalmente por William Gibson, sendo nomeado por Snow Crash, desde 1984 e tendo chego ao Brasil em 1991, em uma obra que traz a noção da realidade virtual com regras específicas e se tornou referência para o filme Matrix. 

Mas para ser possível chegar nas realidades que discutimos hoje, precisávamos de uma internet que permitisse a conexão de uma infinidade de dispositivos, maior cobertura e estabilidade, desenvolvimento de simulações, etc. O que se tornou possível com a chegada do 5G. 

O que podemos esperar? 

O mercado de realidade virtual e aumentada é um dos principais do Metaverso, e segundo a Forbes, devem chegar a 72 bilhões de dólares até 2024.  

Além disso, um estudo da J.P. Morgan constatou que este mercado irá impactar as empresas de todos os setores de forma global neste mesmo período.  

Podemos identificar sua tecnologia em diversas frentes, como: Blockchain, games play-to-earn, criptomoedas, NFTs e até nas redes sociais.  

Afinal, todo o tipo de informação e atividade deve ser importada para a nova realidade em algum momento, assim como aconteceu com a chegada da internet, essa é uma tendência que veio para mudar a realidade que vivemos. 

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